Pergunte ao Veterinário!

  • De Sesimbra chega-nos um email da Paula Azevedo com a seguinte questão:
  • O meu cachorrinho de raça shitzu tem tártaro e falta de ar, isso é normal?

Veterinária:  é comum o cão ter tártaro, mas é necessário fazer um tratamento. É preciso fazer uma avaliação aos dentes do seu cão. Agora em relação à respiração, essa " falta de ar" é característica da raça, pois o shihtzu tem o focinho curto e as narinas pequenas o que dificulta um pouco a entrada e a saída de ar, provocando esse barulho ao respirar.


  • Tenho uma cadela com 4 anos de raça shitzu. Comprei-a cachorra. Nunca apresentou problemas até chegar aos 2 anos. Nessa altura foi diagnosticado sarna. Coloco sempre as pipetas Avocate (a cada 3 semanas) , desde a primavera até ao inverno. Não resolve mas atenua ligeiramente os sintomas. Também tem dermatite seborreica: gordura na pele, muito mau cheiro, muita caspa, pele preta em vez de rosa (a sua cor natural), perda de pêlo nas patas e pescoço. Utilizo um champô para a seborreia seca (comprado na veterinária) mas que não apresentou ainda resultados positivos. Numa escorregadela na banheira, ficou com uma luxação na pata traseira e desde aí, por vezes, coxeia da pata e deixou de saltitar e subir escadas. A veterinária diz que só uma intervenção cirúrgica no Porto ou Lisboa, mas uma cirurgia é demasiado dispendiosa para mim. O que agora me veio entristecer e alertar, é o facto da cadela se ter isolado por completo! Não reage quando a chamamos, anda triste, não interage connosco, e isola-se num canto do jardim. Inclusive deixou de querer dormir em casa, para passar a noite ao relento, para grande desapontamento meu. Come normal e as fezes também estão normais. Treme muitas vezes (parece de frio) e apresenta o nariz morno e não frio, como antes. A veterinária diz que poderá ser por ter sido tosquiada há pouco, que não é alarmante.
        Qual é a sua opinião?

Janine Mota, de Pombal 


Veterinária: Se a sarna diagnosticada for DEMODEX, POR VEZES o ADVOCATE não funciona!
Experimente a coleira PREVENTIC, mas uma vez por mês tem de trocar de coleira.
Esta doença não tem cura..... e a cadela não deve ser mãe nunca, pois é assim que se passa para outros cães, pelas mães.
A dermatite seborreica deve ser da mesma coisa, falta de controle da sarna demodex. Tratando o ácaro, à partida o resto resolve -se espontaneamente...
Se a seborreia é húmida, como é que lhe recomendaram shampoo para seborreia seca?? ou seja caspa?? não percebo!!!
A cadela deve ter seborreia oleosa e não seca.
Quanto à cirurgia, é mesmo assim, são dispendiosas, as dos meus clientes são efectuadas no Centro de Cirurgia de Loures - Dr. RAFAEL PRATAS, qualquer orçamento terá que pedir a ele.
Estes cães não precisam ser tosquiados e por vezes ficam envergonhados. Talvez a tosquia tenha sido feita para controle da seborreia? Mas tratando a sarna à partida o resto resolve-se.

  • Chamo-me Paulo e tenho um cão chamado "Simba", de 6 anos de idade e rafeiro, que desde sempre foi muito sensível às constipações. Espirra com muita frequência, principalmente quando vai passear e quando chegamos a casa, e desde há algumas semanas tem tido sempre um corrimento mais forte numa das narinas. Até já chegou a deitar sangue do nariz! Acha que é só constipação? Estive com ele há 3 meses no veterinário para fazer as vacinas anuais e ele não achou que fosse muito importante. Devo ficar mais atento?

Veterinária: Normalmente a questão dos espirros nos cães é um pouco subvalorizada por todos. Com frequência, é associada a constipações, sem problemas de maior, e a situação aceita-se perfeitamente, mesmo que os espirros sejam constantes. Deitar sangue do nariz, os donos também não ligam muito, a menos que seja uma hemorragia muito violenta e que fiquem um pouco assustados. A questão é que os cães não sangram do nariz com a mesma facilidade que os humanos, por isso normalmente, quando sangram, alguma coisa se passa! Os episódios de espirros fortes estão frequentemente associados a processos alérgicos ambientais, exterior ou interior, a que o animal possa estar sujeito. No entanto, os espirros podem estar associados a processos patológicos preocupantes, como a presença de um corpo estranho, que acontece, mais no Verão com as folhas secas ou insectos, ou a processos infecciosos, como abcessos ou até mesmo tumores. Neste caso normalmente estão associados à presença de corrimento nasal mais forte, purulento ou hemorrágico, por isso a presença deste tipo de corrimento não deve nunca ser desvalorizado e deve sempre ser acompanhado de perto pelo clínico. Por isso, como os episódios de espirros não se resolvem e estão a ser cada vez mais fortes, acho que deve novamente consultar o seu veterinário. A verdade é que os cães não se constipam assim tanto.


GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ENSINAR O MEU GATO A NÃO FAZER COCO E XIXI DENTRO DE CASA POIS ATÉ EM CIMA DO EDREDOM COMIGO E MEU MARIDO DORMINDO EM BAIXO TEM SUJADO.
JA USEI SABÃO EM PÓ, TALCO, CLORO PARA TENTAR REPELI-LO, MAS ELE VOLTA SEMPRE PARA O MESMO LUGAR. ESTÁ AGORA COM 5 MESES, TENHO TAMBÉM A SUA IRMÃ DE 5 ANOS,UMA OUTRA GATA DE 7 ANOS JÁ CASTRADA E UMA CADELA DE 4 ANOS.
TODOS SE DÃO SUPER BEM.
MORAMOS NUMA CASA COM UM QUINTAL ENORME DE TERRA, E OUTRA PARTE CIMENTADA, AS GATAS UTILIZAM A TERRA PARA FAZER A HIGIENE. TENHO SEMPRE O CUIDADO DE LIMPAR ESTES LOCAIS. COMO PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR.
ANETE, BARREIRO

Veterinária: 

    Olá Anete, Os gatos podem defecar e urinar fora do local indicado por diversos motivos. Pode ser medo de ir até o local determinado, não gostar da terra ou areia,  chamar atenção, por estímulo sexual entre outros. Ele é castrado? Não use o edredom que ele “sujou” por algum tempo e utilize um produto enzimático para limpar os locais usados por ele.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS